segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sem glúten e sem açúcar!

Minha cozinha virou um laboratório desde que minha filha, Renatinha, que como eu, sofre de Hipoglicemia Reativa, começou a ter intolerância ao glúten.

Renatinha não é nenhuma criancinha, esta semana faz 21 anos, estuda Engenharia Mecânica, está noiva e faz planos de se casar no ano de sua formatura, 2013.

O que me faz correr atrás das receitas é o custo da alimentação industrializada com estas restrições. Ela quer cozinhar para seu futuro marido e filhos e gostaria de presenteá-la não só com o Livro de Receitas da Dona Benta (como ela me pediu), mas também com opções de cozinhar para sua família sem correr o risco de ingerir glúten por falta de opção.


Minha mãe, Marilu, essa sim, uma Expert em cozinha, não gosta muito deste tipo de receita, como ela mesmo disse, "cheia de frescuras de não pode isso e não pode aquilo", ela é do tempo que se comia de tudo e nada fazia mal. Mesmo com toda a sua resistência, sem sua ajuda talvez eu não tivesse nem a coragem de tentar...


Conheci muitos sites na Internet com receitas sem glúten, inclusive sem lactose (caseína) ou ovos, pensei até em comprar uns livros (adoro ler, mesmo livro de receitas), mas minha maior dificuldade é encontrar a combinação destas receitas sem o açúcar. Não tenho prática na cozinha então as substituições resultam em verdadeiros desastres culinários. O açúcar ao ser substituído pelo adoçante normalmente "desanda" a receita. O primeiro pão que fizemos, ficou tão duro, mas tão duro, que quem comeu foi o lixo!

Estou reservando este espaço para colocar minhas experiências com receitas sem glúten e sem açúcar. Eventualmente as receitas não terão leite ou ovos, mas é porque estou adaptando de outras receitas existentes. Espero que seja útil para outras pessoas também.


2 comentários:

  1. Nossa achei um máximo esse blog,imagino a admiração e emoção que a Renatinha está sentindo nessa hora, não sabia que ela tinha esse pequeno probleminha...e como mãe passei por uma situação dessa meu filho quando nasceu teve alergia ao leite só podia tomar leite de soja,naquela época (18 anos atrás) além de ser super dificil de encontrar era muito caro,mais vai uma dica tenta substituir por aspartame... Bjus Jane do valnei

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane, que bom que gostou do blog! Em relação ao Aspartame, ele não pode ir ao fogo, neste caso a melhor opção para receitas é o adoçante Sucralose que não deixa resíduos e pode ser levada ao fogo. Bjs...

    ResponderExcluir